O coreto
Tudo começou em um coreto no subúrbio do Rio de Janeiro. Com teclado, microfone e uma Bíblia, Edir Macedo Bezerra ia todos os sábados ao bairro Méier. Subia os sete degraus do coreto e pregava para poucos. Eram os primeiros passos da Igreja Universal do Reino de Deus, cuja principal incentivadora foi a senhora Eugênia, mãe do bispo.
A funerária
A primeira igreja foi erguida onde funcionava uma antiga funerária, no bairro da Abolição, no Rio. O primeiro culto foi realizado naquele local, em 9 de julho de 1977. A ajuda dos primeiros membros foi fundamental. Albino da Silva encontrou o imóvel. Dona Lindalva doou o ventilador.
Uma antiga fábrica de móveis no número 7.702 da Avenida Suburbana foi alugada, parecendo ser o local ideal para iniciar a obra. O galpão se tornou o grande templo da Abolição, com capacidade inicial para 1,5 mil fiéis. Mas logo precisou ser ampliado e, atualmente, comporta 2 mil pessoas confortavelmente sentadas.
O batismo
Logo nos primeiros anos, a nova Igreja atraiu milhares de pessoas, simbolicamente convertidas sempre com a imersão na água (cerimônia conhecida pelos cristãos como batismo). A procura foi tamanha que, pouco tempo depois da inauguração do primeiro templo, foi necessário mudar para um imóvel maior, na rua da antiga funerária.
O povo
Com o crescimento vertiginoso, a Igreja decidiu reunir em um mesmo local seguidores de diversos templo, nas chamadas concentrações. À esquerda, a primeira delas, no ginásio do Olaria, no Rio de Janeiro, sobre um caixote. Na foto abaixo, tempos depois, no Maracanãzinho lotado.A prisão
A expansão da Igreja Universal, visível após a investida em meios de comunicação e a organização de grandes eventos, gerou forte preconceito religioso. Os ataques colocaram o bispo Edir Macedo na prisão. Alguns anos depois, a Justiça inocentou o bispo de todos os processos e inquéritos que o levaram à cadeia.
As grandes concentrações
Iniciadas em 1987, as concentrações viraram costume entre seguidores da Igreja Universal. Em São Paulo, a maior concentração foi no Autódromo de Interlagos, onde mais de dois milhões de pessoas compareceram ao Dia D. Já no Rio de Janeiro, a Enseada de Botafogo ficou tomada por milhões de pessoas.
IURD no mundo
Desde o início, levar a Igreja para outros países era uma meta. E, logo aos três anos de fundação, a Universal chegou aos Estados Unidos. Hoje, está presente em mais de 180 países, como a África do Sul. O continente africano abriu todas as portas para a missão da Igreja Universal.
Sem comentários:
Enviar um comentário